segunda-feira, 28 de junho de 2010

Os ornitorrincos

Curiosidades : Únicos mamíferos que botam ovos

É uma verdadeira charada ambulante. Tem quatro patas, um bico e dentes quando é pequeno. É peludo, mas as patas dianteiras são como asas. As traseiras têm esporões venenosos. Bota ovos, choca-os e depois amamenta os filhotes.


É o ornitorrinco.

Durante um século após sua descoberta, os cientistas quebraram a cabeça pensando em um modo de classificá-lo como um mamífero numa ordem especial, a dos Monotremados. O ornitorrinco vive na Austrália e na Tasmânia, às maragens dos rios e banhados.
Tem patas palmadas e por isso é um bom nadador, capaz de ficar debaixo da água por cinco minutos. Dentro da água seus olhos e ouvidos fecham. Ele cavoca a lama com seu bico, à procura de comida. O bico não é ósseo, mas coberto por uma membrana sensível. Alimenta-se de girinos, crustáceos, vermes e peixinhos. Embora passe a maior do tempo na água, o ornitorrinco cava sua toca na margem. A fêmea cava uma toca de até 1,80 m de comprimento, onde choca seus ovos. Ela amamenta os filhotes durante quatro meses. Os filhotes têm menos de 2,5 cm ao nascer, e chegam a 30 cm de comprimento antes de serem desmamados.

NOME CIENTÍFICO: Ornithorhynchus anatinus
NOME EM INGLÊS: Duck-Billed Platypus - The platypus
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Monotremata
FAMILIA: Ornithorhynchidae
CARACTERÍRSTICAS:
Comprimento do macho: 40cm, mais 13 cm de cauda.
Esporões nas patas traseiras.
Período de incubação: 10 dias
Ovos: 2 ou 3 de cada vez
Maturidade: 1 ano
Tempo de Vida: 15 anos

Fonte: http://www.escolacantoverde.com.br. Php?Storyid=11

Um comentário:

  1. Ornitorrincos não são os unicos mamíferos que botam ovos.

    ResponderExcluir