segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mamíferos


Características Gerais: Os mamíferos (do latim mamma: mama; e feros: portador) são vertebrados que, assim como as aves, originaram-se dos répteis e podem ser encontrados nos mais diversos tipos de habitat, principalmente terrestres. A Classe dos mamíferos é a mais conhecida, pois inclui o homem. Um mamífero pode ser definido como um animal cuja fêmea possui glândulas mamárias. Essas glândulas terminam em tetas (menos nos monotremos - ornitorrinco - que têm glândulas mamárias, mas sem mamilos para os filhotes sugarem), cujo número varia conforme a espécie (a cabra tem duas, por exemplo, e o rato 12).
Além desta característica fundamental, os mamíferos têm muitas outras comuns a todos, incluindo quatro membros, pele recoberta de pelas glândulas sebáceas e sudoríparas. Todos os mamíferos, sem exceção, possuem pelos. (As baleias, que não têm pelos quando adultas, nascem com eles; as escamas do pangolim são pelos modificados, etc.).

Reprodução


Os mamíferos têm reprodução sexuada. Os machos possuem um órgão copulador que lhes permitem introduzir os espermatozóides no corpo da fêmea. São vivíparos: uma vez fecundado, o óvulo se transforma num embrião que se desenvolve dentro da mãe. Desta forma, a mãe pode dar ao filhote o alimento e o oxigênio necessários para seu desenvolvimento e, ao mesmo tempo, recolher o dióxido de carbono e os produtos residuais para expulsá-los.

Sistema Circulatório:


Nos mamíferos, a circulação do sangue percorre um duplo circuito. No primeiro, entre o coração e os pulmões, o sangue é oxigenado. No segundo, entre o coração e os tecidos, o sangue perde paulatinamente o oxigênio. O coração está dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Desta forma, o sangue oxigenado não se mistura com o sangue rico em gás carbônico, o que aumenta o rendimento do animal. Os mamíferos são homeotermos (podem manter sua temperatura constante independentemente do meio externo no qual se encontram).

Sistema Respiratório:


Respiração pulmonar (pulmões com alvéolos); laringe com cordas vocais (exceto nas girafas); diafragma separando os pulmões e o coração da cavidade abdominal, sendo o principal músculo dos movimentos respiratórios.

Sistema Nervoso


O cérebro dos mamíferos possui muitas circunvoluções ou dobras, que aumentam a superfície do órgão e o número de células nervosas. Por esta razão, os mamíferos desenvolveram um comportamento complexo, que pode ser percebido em atitudes como as estratégias de caça, o cuidado com os filhotes, a adaptação a qualquer ambiente e os diferentes sistemas de comunicação estabelecidos entre os indivíduos da mesma espécie.

Em geral os mamíferos são ativos. O cérebro preenche a cavidade craniana e tem córtex muito desenvolvido, o que torna possível a adaptação do animal a ambientes variáveis. O sucesso da evolução dos mamíferos deve-se também à sua inteligência, que os torna aptos a aproveitar da melhor maneira as condições nas quais se encontram e, se necessário, a procurar novos habitats.

Fontes:

http://www.umsonhoparamim.hpg.com.br/mamiferos.htm

http://mamiferos2.blogspot.com/2009/09/caracteristicas-gerais.html


Fontes de imagens:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/re

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVzP107QwU3_MD8BRQu4WIvk02x5iGESdZ5-4jyCSOrsUvUw2DQXEyREhZ3uOzXLKyqr5F2M1mKrorKHJnFs-Lg_XcB8VCZyehqiYBgluKkV-ajnBnZlvLaDe3ODJX_O8YVMYBWAETiJU/s400/sistema+nervoso.bmp

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/imagens/sistema-circulatorio-da-ave-2.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNcGW_m-J4CjDHQ3kSn8pV8tcycIA-OrbAepp6TQx1SLp54lFvnwgQeWkrMdizXs1RjAQUWZDPjQUmzBXLf5wiBKEFvqrfvkyxykehOV7s93ej5szF1F180fXKRrfH8UJKfNAKskn7ri4/s320/untitled(16)masculino.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYI9CdlhClIOghuXHp-A5Jrsn_qgl20Kyjn3Vo0ryapMCWSBvdbPNLp0sJ5LD1NHsSmzSFjQoreTZazpFx1Y-PNvQwmoP_iuf-JrqkIXjF06GchzMswPBOx20FiTV9tIlmpM7UGX0Ueso/s269/foto+feminino.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário