quarta-feira, 2 de junho de 2010

Aves



As aves formam um grupo de animais vertebrados, bípedes, que possuem asas e penas, o que caracteriza os seres dessa espécie. Elas não possuem dentes, apenas bicos, que podem assumir diversos formatos para facilitar a alimentação do animal. São animas endotérmicos, ou seja, tem a capacidade de regular sua temperatura corporal podendo a manter constante, apresentam um metabolismo elevado.
Podem ser encontradas em todos os continentes, são espécies fáceis de encontrar especialmente em áreas naturais, como florestas, campos e perto dos oceanos, pois a alimentação da maioria desses animais consiste em sementes e insetos como a minhoca ou besouros, mas alguns se alimentam de peixes, pequenos mamíferos e carne em decomposição, como os urubus.




Já foram descritas cerca de 12000 espécies diferentes de aves, variando os tamanhos, aves como o avestruz que podem medir cerca de 2 metros de altura até beija-flores que atingem cerca de 5 centímetros, formas e hábitos.
As aves eventualmente são conhecidas por sua capacidade com o vôo, mas existindo algumas exceções.
Elas surgiram durante a Era Mesozóica, cerca de 150 milhões de anos atrás. Acredita-se que elas evoluíram a partir de répteis bípedes, próximos aos dinossauros. O registro mais antigo de uma ave é o fóssil de uma espécie que possuía penas, mas também apresentava características peculiares como uma longa cauda e ossos compactos (características de répteis).


Sentidos

As aves possuem tanto uma audição como visão bem desenvolvida, o que ajuda muito com seu deslocamento aéreo. Já o olfato é pouco apurado na maioria das espécies.
Seus sons são produzidos por uma estrutura semelhante a uma traquéia, chamada siringe. A formação de sons específicos faz com que as diferentes espécies de aves se comuniquem, tendo cada espécie uma forma única de “canto”.


Digestão e excreção

Com a existência de bicos e ausência de dentes as aves são impedidas de triturarem seu alimento na boca, antes de engolir. Seu corpo possui uma região onde, em suas paredes, possui músculos fortes triturando e esmagando o alimento, fazendo assim uma digestão mecânica, chamado de moela. Algumas espécies armazenam pedrinhas na moela, ajudando com o atrito na trituração do alimento.
Muitas das espécies de aves possuem uma dilatação da porção posterior do esôfago que serve para armazenar, temporariamente, o alimento, chamado de papo. Essa dilatação auxilia no transporte de alimento até os filhotes que ficam em seus ninhos.
As aves assim, como a maioria dos repteis, excretam uma substancia nitrogenada que é insolúvel em água, chamado de acido úrico. Essas excretas são eliminadas em forma de uma pasta branca junto com as fezes de coloração escura.




Reprodução

São animais ovíparos, põem ovos, assim reduzindo o peso da fêmea, não tendo ela que carregar um embrião ou os ovos dentro de seu corpo, como na viviparidade ou na ovoviviparidade.
Possuem fecundação interna, mas completando o desenvolvimento do lado externo, fora do corpo da mãe, dentro de um ovo terrestre com ma casca protetora onde se encontram os anexos embrionários.
As aves chocam os ovos e cuidam dos filhotes após o nascimento. Este comportamento de cuidado com a prole é chamado de cuidado paternal. Em muitas espécies tanto fêmeas quanto machos realizam essa atividade.



Você sabia que...

A Amazônia contém cerca de 25% das espécies de pássaros existentes no mundo?

Que... No Pantanal existem cerca de 714 espécies de aves. Sendo considerado o ecossistema mais diversificado em aves no mundo?

Que... As corujas são o único pássaro que consegue ver a cor azul, e também são os únicos com visão estereoscópica (capacidade de focar os dois olhos ao mesmo tempo num alvo)?

A Colibri Abelha (beija-flor) é a menor ave do mundo, possuindo um pouco mais de 5 cm, ela é ainda também é o único passado que voa pra trás?

E que.. O último dodó foi morto em 1681, e não foi preservado nenhum espécime completo, apenas uma cabeça e um pé (o que restou dum espécime num museu na Inglaterra após um incêndio)?

5 comentários:

  1. tá de parabéns amr!
    adorei o blog! :D
    beijos, saudades ;*
    Raissa Alves.

    ResponderExcluir
  2. Em relação ao último parágrafo do texto. É incrível o menospreso ao meio ambiente, que pela data citada vem de muito tempo atrás , e se naquela época uma espécie já foi extinta , imagina quantas outras já foram até atualmente...

    ResponderExcluir
  3. ficou muito interessante a pessoa que criou tem uma otima criatividade

    ResponderExcluir
  4. Ficou ótimo gente!!
    Mas... Sobre a visão da coruja, se só as corujas enxergam azul, as outras aves enxergam em preto e branco, ou não enxergam exatamente essa cor?

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente muito obrigado a todos os elogios ((:
    E respondendo a pergunta de Evelyn:
    - O vôo requer um sentido da visão apurado e ajustes muito rápidos do olho, à variação da intensidade luminosa ou à distância. O músculo da íris é estriado e apresenta uma resposta muito rápida às alterações da intensidade luminosa. As Aves diferente dos répteis, não apresentam almofada anelar para fazer a acomodação ocular e muitas espécies apresentam visão a cores.

    ResponderExcluir