
Características Gerais: Os mamíferos (do latim mamma: mama; e feros: portador) são vertebrados que, assim como as aves, originaram-se dos répteis e podem ser encontrados nos mais diversos tipos de habitat, principalmente terrestres. A Classe dos mamíferos é a mais conhecida, pois inclui o homem. Um mamífero pode ser definido como um animal cuja fêmea possui glândulas mamárias. Essas glândulas terminam em tetas (menos nos monotremos - ornitorrinco - que têm glândulas mamárias, mas sem mamilos para os filhotes sugarem), cujo número varia conforme a espécie (a cabra tem duas, por exemplo, e o rato 12).
Além desta característica fundamental, os mamíferos têm muitas outras comuns a todos, incluindo quatro membros, pele recoberta de pelas glândulas sebáceas e sudoríparas. Todos os mamíferos, sem exceção, possuem pelos. (As baleias, que não têm pelos quando adultas, nascem com eles; as escamas do pangolim são pelos modificados, etc.).
Reprodução


Sistema Circulatório:

Nos mamíferos, a circulação do sangue percorre um duplo circuito. No primeiro, entre o coração e os pulmões, o sangue é oxigenado. No segundo, entre o coração e os tecidos, o sangue perde paulatinamente o oxigênio. O coração está dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Desta forma, o sangue oxigenado não se mistura com o sangue rico em gás carbônico, o que aumenta o rendimento do animal. Os mamíferos são homeotermos (podem manter sua temperatura constante independentemente do meio externo no qual se encontram).
Sistema Respiratório:

Respiração pulmonar (pulmões com alvéolos); laringe com cordas vocais (exceto nas girafas); diafragma separando os pulmões e o coração da cavidade abdominal, sendo o principal músculo dos movimentos respiratórios.
Sistema Nervoso

O cérebro dos mamíferos possui muitas circunvoluções ou dobras, que aumentam a superfície do órgão e o número de células nervosas. Por esta razão, os mamíferos desenvolveram um comportamento complexo, que pode ser percebido em atitudes como as estratégias de caça, o cuidado com os filhotes, a adaptação a qualquer ambiente e os diferentes sistemas de comunicação estabelecidos entre os indivíduos da mesma espécie.
Em geral os mamíferos são ativos. O cérebro preenche a cavidade craniana e tem córtex muito desenvolvido, o que torna possível a adaptação do animal a ambientes variáveis. O sucesso da evolução dos mamíferos deve-se também à sua inteligência, que os torna aptos a aproveitar da melhor maneira as condições nas quais se encontram e, se necessário, a procurar novos habitats.
Fontes:
http://www.umsonhoparamim.hpg.com.br/mamiferos.htm
http://mamiferos2.blogspot.com/2009/09/caracteristicas-gerais.html
Fontes de imagens:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/re
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/imagens/sistema-circulatorio-da-ave-2.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYI9CdlhClIOghuXHp-A5Jrsn_qgl20Kyjn3Vo0ryapMCWSBvdbPNLp0sJ5LD1NHsSmzSFjQoreTZazpFx1Y-PNvQwmoP_iuf-JrqkIXjF06GchzMswPBOx20FiTV9tIlmpM7UGX0Ueso/s269/foto+feminino.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário